Pular para o conteúdo principal

KITAN (2)



Gulamo estava feliz por estar de volta à sua aldeia, mas também se sentia um pouco nervoso. Ele havia perdido anos de sua infância e estava preocupado que não se encaixasse com seus antigos colegas de classe. No entanto, ele não precisava se preocupar, pois todos o receberam de braços abertos e felizes em vê-lo.

Gulamo se matriculou na escola primária local e rapidamente fez amizade com um garoto chamado Ibn. Ibn era novo na aldeia e também estava um pouco tímido no começo. No entanto, eles se uniram por sua paixão pelo xadrez e logo se tornaram inseparáveis.

O pai de Gulamo havia retornado ao seu trabalho como médico e se tornado ainda mais respeitado na aldeia. As pessoas estavam gratas por suas habilidades e conhecimento, e ele sempre estava disposto a ajudar quem precisasse. A reputação de seu pai logo se refletiu nele, e Gulamo passou a ser conhecido como uma pessoa gentil e cuidadosa. Seus colegas de classe e as pessoas na aldeia rapidamente se acostumaram com o novo Gulamo.

Com o tempo, a família de Gulamo começou a reconstruir suas vidas. Eles trabalharam duro para reconstruir sua casa e começar uma pequena fazenda. A vida não era fácil, mas eles nunca esqueceram as lições que aprenderam no campo de refugiados. Eles continuaram a apreciar os prazeres simples da vida e aproveitaram ao máximo o que tinham.

Gulamo e Ibn estavam sentados em um banco no parque, observando o pôr do sol. Eles eram melhores amigos desde que se conheceram na escola primária e frequentemente falavam sobre suas aspirações futuras.

Gulamo falou primeiro: "Sabe, Ibn, tenho pensado muito sobre o que quero ser quando crescer. E acho que quero ser astronauta ou físico teórico."

Ibn arqueou uma sobrancelha. "Mesmo? Isso é bem legal. Por que essas duas coisas?"

"Bem, sempre fui fascinado pelo espaço e pelo universo. E eu amo física, então acho que seria incrível estudar as leis do universo e como elas se aplicam ao espaço", explicou Gulamo.

"Isso é realmente admirável", disse Ibn. "Quanto a mim, sempre quis ser engenheiro."

Gulamo olhou para Ibn com interesse. "Que tipo de engenheiro?"

"Ainda não tenho certeza. Mas adoro mexer com as coisas e descobrir como elas funcionam. Desde criança, tenho desmontado e consertado tudo o que posso colocar as mãos. Então acho que a engenharia seria uma boa escolha para mim", disse Ibn.

"Uau, isso também é muito legal! Os engenheiros são muito importantes. Eles criam e projetam tantas coisas nas quais dependemos em nosso dia a dia", respondeu Gulamo.

Ibn concordou. "Sim. E quero poder criar coisas que possam ter um impacto positivo na vida das pessoas."

Os dois amigos ficaram em silêncio por alguns minutos, perdidos em seus próprios pensamentos.

<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-2025180156238150"

     crossorigin="anonymous"></script>

<!-- Veja -->

<ins class="adsbygoogle"

     style="display:block"

     data-ad-client="ca-pub-2025180156238150"

     data-ad-slot="2908863936"

     data-ad-format="auto"

     data-full-width-responsive="true"></ins>

<script>

     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

</script>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quiz Educacional Quiz Educacional Iniciar Quiz Submeter Respostas Jogar Novamente

Guia para Aberturas no Xadrez: Estratégias para Iniciantes e Avançados

Guia de Aberturas no Xadrez O xadrez é um jogo de estratégia que pode ser dividido em três fases principais: abertura , meio-jogo e final . Neste artigo, exploraremos as aberturas, a fase inicial onde o objetivo é mobilizar suas peças de maneira eficiente para dominar o tabuleiro e preparar ataques estratégicos. O Que é uma Abertura no Xadrez? No xadrez, a "abertura" pode significar: A abertura (fase) : momento do jogo em que as peças são movimentadas para fora de suas posições iniciais. Uma abertura (estratégia) : sequência específica de movimentos de peças e peões que recebem nomes específicos, como "Defesa Siciliana" ou "Abertura Ruy López". Os jogadores escolhem suas aberturas com base no estilo de jogo e nas posições desejadas. Essa escolha é fundamental para criar um meio-jogo forte e competitivo. Princípi...

Base de Dados dos Documentos Normativos do Sub-Sistema da Educação Profissional em Moçambique

Bem-vindo ao nosso guia abrangente sobre a legislação e normativas que regulam o sub-sistema de Educação Profissional em Moçambique. Este artigo detalha as principais leis, decretos e diplomas ministeriais que estruturam e orientam a educação profissional no país. Leis Sistema Nacional de Educação: 1. Lei n.º 4/83 de 23 de Março - Estabelece as bases do Sistema Nacional de Educação em Moçambique, definindo a estrutura e os princípios orientadores. 2. Lei n.º 6/92 de 6 de Maio - Revê e atualiza a legislação anterior, introduzindo modificações significativas para melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação. 3. Lei n.º 18/2018 de 28 de Dezembro - A mais recente atualização que adapta o Sistema Nacional de Educação às novas exigências e realidades do país. Educação Profissional: 1. Lei n.º 23/2014 de 23 de Setembro - Define a estrutura e funcionamento da Educação Profissional, estabelecendo diretrizes para a formação técnica e profissional. 2. Lei n.º 6/2016 de 16 de Junho - In...