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Tempo

Evolução Histórica do computador

Evolução Histórica do computador

Apesar dos computadores electrónicos terem efectivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos.
Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efectuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO. Para auxílio deste método, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede.
A partir do momento que o homem pré-histórico trocou seus hábitos nómades por aldeias e tribos fixas, desenvolvendo a lavoura, tornou-se necessário um método para a contagem do tempo, delimitando as épocas de plantio e colheita.

O Ábaco

Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.
O ábaco russo era o mais simples: continha 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas. O ábaco chinês possuía 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1), ainda hoje utilizado, sendo que em uso por mãos treinadas continuam eficientes e rápidos para trabalhos mais simples.
Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de calculi pelos romanos, dando origem à palavra cálculo. 
  
  

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O Logaritmo e a Régua de Cálculos

Os Bastões de Napier foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edimburgo, o matemático John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos. Dispositivos semelhantes já vinham sendo usados desde o século XVI mas somente em 1614 foram documentados. Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das tabuadas de cada dígito.
 

Bastões de Napier

Em 1633, um sacerdote inglês chamado William Oughtred, teve a ideia de representar esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-o de CÍRCULOS DE PROPORÇÃO. Este dispositivo originou a conhecida RÉGUA DE CÁLCULOS. Como os logarítmos são representados por traços na régua e sua divisão e produto são obtidos pela adição e subtracção de comprimentos, considera-se como o primeiro computador analógico da  historia.

 


Primeiros computadores

Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por eléctricas. O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador electromecânico capaz de efectuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m e demora 11 segundos para executar um cálculo. Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador electrónico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo. O Eniac contém a arquitectura básica de um computador, empregada até hoje: memória principal (área de trabalho), memória auxiliar (onde são armazenados os dados), unidade central de processamento (o "cérebro" da máquina, que executa todas as informações) e dispositivos de entrada e saída de dados que actualmente permitem a ligação de periféricos como monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros. A invenção do transístor, em 1947, substitui progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.
Os Computadores Pessoais
O tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir a partir da década de 50. Neste período, inicia-se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips , responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos electrónicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central - tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak.

Sistemas de informação

Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema Informacional Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas e/ou métodos organizados para colectar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Para Laudon um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes interrelacionados trabalhando juntos para colectar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações, com a finalidade de facilitar o planeamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.

Informação
Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
Dados
Dados são um conjunto de informações (quantitativas, qualitativas, categóricas ou indefinidas) podendo ser organizadas ou não.
Mais profundo que isso, cada ciência trata Dados de acordo com suas características distintas. Por exemplo, na 
Ciência da Computação Dado é a menor informação fornecida ou processada por um computador, logo, Dados são um conjunto de informações
Informática
Informática é um termo usado para descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais.

Funcionamento de um computador e as funções de cada componente

O funcionamento do computador se baseia em quatro etapas:

1) Entrada: um dispositivo de entrada permite que você se
comunique com o computador. Você pode usar os dispositivos
de entrada pra inserir informações e enviar comandos.

2) Processamento: A unidade central de processamento, ou
CPU é o principal chip de um computador. A CPU processa
instruções, realiza cálculos e gerencia o fluxo de informações
através do sistema de computador. A CPU se comunica com os
dispositivos de entrada, saída e armazenamento, a fim de
executar tarefas.
A CPU é o cérebro do computador. É o circuito electrónico responsável pela computação. A CPU faz parte de um microprocessador, um chip interno da placa mãe
que controla todas as instruções executadas.

3) Entrada e Saída ou Armazenamento: um dispositivo de
armazenamento, lé e grava informações. O computador usa
essas informações para executar tarefas.

Memória (RAM e ROM)
Qualquer meio físico capaz de armazenar informações e permitir sua posterior
recuperação chama -se memória.
Num microcomputador há dois tipos de memória: principal e auxiliar.
A memória principal é interna, instalada na placa mãe e é ainda classificada em outros
dois tipos: memória RAM e memória ROM


Memória RAM - é uma memória de acesso aleatório, ou seja, permite acessar
qualquer parte da memória a qualquer instante. Ela é volátil, e é usada pelo usuário
para desenvolver seus trabalhos. Por este motivo, também têm o nome de memória de
trabalho.
Todo programa quando executado utiliza-se dessa memória. Como essa memória é
volátil, somente manterá dados enquanto o computador estiver ligado. Quando o
computador for desligado ou houver interrupção do fornecimento de energia elétrica, a
informação contida nessa memória será perdida.

Memória ROM - é a memória somente de leitura, contendo uma biblioteca básica
para funcionamento do computador, esta não pode ser alterada pelo usuário e não é
volátil, ou seja, não depende de energia elétrica para manter seus dados. Seu
conteúdo é gravado pelo próprio fabricante.
4) Saída: um dispositivo de saída permite que o computador se
comunique com você. Esses dispositivos exibem informações na
tela, criam cópias impressas ou geram som.
São divididos em:

Periféricos de ENTRADA - são os responsáveis pela transmissão de dados do meio
externo a CPU.
Podemos destacar como unidades de entrada de dados: teclado; leitura óptica;
discos magnéticos; fitas magnéticas; discos ópticos (CD ROM); scanner; mouse, etc.

Periféricos de SAÍDA - são os responsáveis pela transmissão da CPU para o meio
externo. Podemos citar alguns: impressora; vídeo; plotter; discos magnéticos; fitas
magnéticas,


Software & hardware

Software
Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objectivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador. ou seja é a parte logica do computador.
Exemplos:
Software de sistema e software de aplicativo
Hardware
Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes electrónicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. É a parte física do computador.

Tipos de software

1.software de sistema
Software de sistema é aquele indispensável para o funcionamento do computador (Windows, Linux, Mac OS)
.



2.software de aplicação
Software de aplicação é aquele que o utilizador instala. Serve para trabalhar, entretenimento ou para o correcto funcionamento do hardware(Microsoft Office, Windows Media Player)

Redes de computadores e sua importância

Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos, interligados por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails),entre outros.
O objectivo das redes de computadores é permitir a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software.

Vírus

Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

 

Tipos de vírus

Vírus de boot

Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus de boot infecta a parte de inicialização do sistema operacional. Assim, ele é activado quando o disco rígido é ligado e o Sistema Operacional é carregado.
vírus do tipo bomba relógio
Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se activarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará activo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.
Cavalos de tróia (trojan)
Certos vírus trazem em seu bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou colectar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou Cavalos de Tróia
vírus de macro
Os vírus de macro (ou macro vírus) vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.
Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se "reproduz", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.
Resumindo, um vírus de macro infecta os arquivos do Microsoft Office 

Programas de antivírus

Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus de computadores. Antivírus ou software antivírus (muitas vezes abreviado como AV), também conhecido como software anti-malware, é um software de computador usado para prevenir, detectar e remover software malicioso.

Historial dos sistemas operativos

Um dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS, desenvolvido no MIT. Após o CTSS, o MIT, os laboratórios Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics, cujo objectivo era suportar centenas de usuários. Apesar do fracasso comercial, o Multics serviu como base para o estudo e desenvolvimento de sistemas operacionais. Um dos desenvolvedores do Multics, que trabalhava para a Bell, Ken Thompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, criando o Unics (em 1969), que mais tarde passou a chamar-se Unix. Os sistemas operacionais eram geralmente programados em assembly, até mesmo o Unix em seu início. Então, Dennis Ritchie (também da Bell) criou a linguagem C a partir da linguagem B, que havia sido criada por Thompson. Finalmente, Thompson e Ritchie reescreveram o Unix em C. O Unix criou um ecossistema de versões, onde destacam-se: System V e derivados (HP-UX, AIX); família BSD (FreeBSDNetBSDOpenBSD, etc.), Linux e até o Mac OS X (que deriva do Mach e FreeBSD).
Na década de 1970, quando começaram a aparecer os computadores pessoais, houve a necessidade de um sistema operacional de utilização mais fácil. Em 1980William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") de Tim Paterson por $50.000, baptizam-no de DOS (Disk Operating System) e vendem licenças à IBM. O DOS vendeu muitas cópias, como o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBMIBM e Microsoft fariam, ainda, uma parceria para o desenvolvimento de um sistema operacional multitarefa chamado OS/2. Após o fim da breve parceria a IBM seguiu sozinha no desenvolvimento do OS/2.
No começo da década de 1990, um estudante de computação finlandês postou um comentário numa lista de discussão da Usenet dizendo que estava desenvolvendo um núcleo de sistema operacional e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo na tarefa. Este estudante chamava-se Linus Torvalds e o primeiro passo em direcção ao tão conhecido Linux foi dado naquele momento.









Introdução
Há milhares de anos o homem já buscava formas de armazenar, processar e recuperar informações. Antes de existirem os computadores, muitos dispositivos já haviam sido criados, cada nova descoberta ou invenção teve um grande impacto para aquilo que e o computador nos dias de hoje. O computador que  se desenvolveu ao longo do tempo conforme as necessidades  do homem e hoje tornou se uma ferramenta indispensável para o homem no que concerne a utilização das suas aplicações.
O trabalho que iremos apresentar tem como tema o computador, desde a sua definição, componentes, suas aplicações bem como a sua importância. Ao longo do tempo, a quantidade de dados aumentou significativamente e exigiu equipamentos modernos com maior velocidade e capacidade de processamento.






















Dicas e recomendações

Algumas dicas para lidar com seu computador

1 – Quando você receber uma mensagem de erro durante o boot (processo de
inicialização da máquina), cheque primeiro os motivos mais triviais: contactos mal
feitos, conectores mal encaixados ou algum componente desligado.

2 – Se ao ligar o computador à tela permanecer apagada, verifique em primeiro lugar
se a força do monitor está ligada. Fique atento para os bips emitidos por seu
computador. Eles indicam que há alguma coisa errada.

3 –Cuidado ao fazer alterações nas configurações do programa de Setup da máquina.
Se você não tiver conhecimentos suficientes para isto, pode fazer com que seu
computador pare de funcionar.

4 – Somente altere as configurações do arquivo de troca usado como memória virtual
se isto for realmente necessário e mais uma vez, se você tiver conhecimentos para
fazer isto. O melhor mesmo é deixar que o sistema operacional defina estas
configurações.

5 – É importante você estar sempre preparado para eventuais problemas e ter a mão
um disquete de boot. Este disquete contém arquivos necessários para a carga inicial do
sistema operacional. Assim, se algo der errado durante o boot do disco rígido, você
ainda poderá inicializar a máquina e ter chances de descobrir o que está acontecendo.

6- Se o seu computador tem garantia e você ainda está com esta garantia disponível,
chame o técnico. Por mais que você saiba, é sempre bem melhor ter um profissional
lidando com a sua máquina

7 - Os manuais dos computadores geralmente trazem dicas importantes sobre os
problemas mais comuns que podem ocorrer.

8-Para evitar a electricidade estática, use um aterrador que é uma pulseira de metal
com um fio e um mordedor na extremidade. Ligue o mordedor a uma superfície de
metal e, pronto, você estará aterrado.

9- Em caso de dúvida, troque o computador de tomada. Ás vezes o defeito pude estar
na rede eléctrica de sua casa

10- Ao transportar seu computador, faça-o com muito cuidado. Batidas e esbarrões
bruscos danificam o disco rígido.

11 - Caso tenha dúvida sobre os encaixes dos cabos, não arrisque. Um cabo plugado
em local errado pode queimar partes do computador.

12 - ()s cabos de força são padronizados em muitos aparelhos electrónicos. Se achar
que algum deles está com um fio partido, procure outro pela casa. Ou, então, troque o
do computador com o da impressora.

13 - No caso de alguma dúvida, qualquer que seja, não mexa. É preferível gastar algum dinheiro chamando um técnico do que gastar muito dinheiro substituindo peças.
















































Indice























C

O computador é uma maquina capaz de receber, produzir informações de forma automática, com grande rapidez e preciso. A evolução dos sistemas de computadores teve seu inicio no séc. XVI,  mas estes somente mostraram-se uteis nestes seculos e a sus vulgarização se deu graças a recente revolução na microelectrónica.
Através deste trabalho foi possível analisar o desenvolvimento da tecnologia da informação através do tempo, desde os primeiros computadores as válvulas ate os modernos digitais multiprocessadores.


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