Evolução Histórica do computador
Apesar dos computadores electrónicos terem efectivamente aparecido somente na década de 40, os fundamentos em que se baseiam remontam a centenas ou até mesmo milhares de anos.Se levarmos em conta que o termo COMPUTAR significa fazer cálculos, contar, efectuar operações aritméticas, COMPUTADOR seria então o mecanismo ou máquina que auxilia essa tarefa, com vantagens no tempo gasto e na precisão. Inicialmente o homem utilizou seus próprios dedos para essa tarefa, dando origem ao sistema DECIMAL e aos termos DIGITAL e DIGITO. Para auxílio deste método, eram usados gravetos, contas ou marcas na parede.
A partir do momento que o homem pré-histórico trocou seus hábitos nómades por aldeias e tribos fixas, desenvolvendo a lavoura, tornou-se necessário um método para a contagem do tempo, delimitando as épocas de plantio e colheita.
O Ábaco
Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.O ábaco russo era o mais simples: continha 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas. O ábaco chinês possuía 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1), ainda hoje utilizado, sendo que em uso por mãos treinadas continuam eficientes e rápidos para trabalhos mais simples.
Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de calculi pelos romanos, dando origem à palavra cálculo.
O Logaritmo e a Régua de Cálculos
Os Bastões de Napier
foram criados como auxílio à multiplicação, pelo nobre escocês de Edimburgo, o
matemático John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos. Dispositivos
semelhantes já vinham sendo usados desde o século XVI mas somente em 1614 foram
documentados. Os bastões de Napier eram um conjunto de 9 bastões, um para cada
dígito, que transformavam a multiplicação de dois números numa soma das
tabuadas de cada dígito.
Bastões de Napier
Em 1633, um sacerdote inglês chamado William Oughtred,
teve a ideia de representar esses logaritmos de Napier em escalas de madeira,
marfim ou outro material, chamando-o de CÍRCULOS DE PROPORÇÃO. Este dispositivo
originou a conhecida RÉGUA DE CÁLCULOS. Como os logarítmos são representados
por traços na régua e sua divisão e produto são obtidos pela adição e subtracção
de comprimentos, considera-se como o primeiro
computador analógico da historia.
Primeiros computadores
Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith (1860-1929) desenvolve o primeiro computador mecânico. A partir de 1930, começam as pesquisas para substituir as partes mecânicas por eléctricas. O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador electromecânico capaz de efectuar cálculos mais complexos sem a interferência humana. Ele mede 15 m x 2,5 m e demora 11 segundos para executar um cálculo. Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador electrónico e digital automático: pesa 30 toneladas, emprega cerca de 18 mil válvulas e realiza 4.500 cálculos por segundo. O Eniac contém a arquitectura básica de um computador, empregada até hoje: memória principal (área de trabalho), memória auxiliar (onde são armazenados os dados), unidade central de processamento (o "cérebro" da máquina, que executa todas as informações) e dispositivos de entrada e saída de dados que actualmente permitem a ligação de periféricos como monitor, teclado, mouse, scanner, tela, impressora, entre outros. A invenção do transístor, em 1947, substitui progressivamente as válvulas, aumentando a velocidade das máquinas.O tamanho e o preço dos computadores começam a diminuir a partir da década de 50. Neste período, inicia-se a pesquisa dos circuitos integrados, os chips , responsáveis pela crescente miniaturização dos equipamentos electrónicos. Em 1974, a Intel projeta o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central - tecnologia que permite a criação do computador pessoal, ou microcomputador. O primeiro computador pessoal é o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak.
Sistemas de informação
Sistemas
de Informação é a expressão utilizada para descrever
um Sistema seja ele automatizado (que
pode ser denominado como Sistema
Informacional Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas,
máquinas e/ou métodos organizados para colectar, processar, transmitir e disseminar dados que representam
informação para o usuário e/ou cliente.
Para Laudon um sistema de informação pode ser
definido como um conjunto de componentes interrelacionados trabalhando juntos
para colectar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações, com a
finalidade de facilitar o planeamento, o controle, a coordenação, a análise e o
processo decisório em organizações.
Informação
Informação é o resultado do
processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma
modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema
(pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
Dados
Dados são um conjunto de
informações (quantitativas, qualitativas, categóricas ou indefinidas) podendo
ser organizadas ou não.
Mais profundo que isso, cada ciência trata Dados de acordo com suas características distintas. Por exemplo, na Ciência da Computação Dado é a menor informação fornecida ou processada por um computador, logo, Dados são um conjunto de informações
Mais profundo que isso, cada ciência trata Dados de acordo com suas características distintas. Por exemplo, na Ciência da Computação Dado é a menor informação fornecida ou processada por um computador, logo, Dados são um conjunto de informações
Informática
Informática é um termo usado para
descrever o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e
processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da
representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Mas também a
informática pode ser entendida como ciência que estuda o conjunto de
informações e conhecimentos por meios digitais.
Funcionamento
de um computador e as funções de cada componente
O funcionamento do computador se baseia
em quatro etapas:
1) Entrada: um dispositivo de entrada permite que você se
comunique com o computador. Você pode usar os dispositivos
de entrada pra inserir informações e enviar comandos.
2) Processamento: A unidade central de processamento, ou
CPU é o principal chip de um computador. A CPU processa
instruções, realiza cálculos e gerencia o fluxo de informações
através do sistema de computador. A CPU se comunica com os
dispositivos de entrada, saída e armazenamento, a fim de
executar tarefas.
1) Entrada: um dispositivo de entrada permite que você se
comunique com o computador. Você pode usar os dispositivos
de entrada pra inserir informações e enviar comandos.
2) Processamento: A unidade central de processamento, ou
CPU é o principal chip de um computador. A CPU processa
instruções, realiza cálculos e gerencia o fluxo de informações
através do sistema de computador. A CPU se comunica com os
dispositivos de entrada, saída e armazenamento, a fim de
executar tarefas.
A CPU é o
cérebro do computador. É o circuito electrónico responsável pela computação. A
CPU faz parte de um microprocessador, um chip interno da placa mãe
que controla
todas as instruções executadas.
3) Entrada e Saída ou Armazenamento: um dispositivo de
armazenamento, lé e grava informações. O computador usa
essas informações para executar tarefas.
3) Entrada e Saída ou Armazenamento: um dispositivo de
armazenamento, lé e grava informações. O computador usa
essas informações para executar tarefas.
Memória (RAM e
ROM)
Qualquer meio
físico capaz de armazenar informações e permitir sua posterior
recuperação
chama -se memória.
Num
microcomputador há dois tipos de memória: principal e auxiliar.
A memória
principal é interna, instalada na placa mãe e é ainda classificada em outros
dois tipos:
memória RAM e memória ROM
Memória RAM - é uma
memória de acesso aleatório, ou seja, permite acessar
qualquer parte
da memória a qualquer instante. Ela é volátil, e é usada pelo usuário
para desenvolver
seus trabalhos. Por este motivo, também têm o nome de memória de
trabalho.
Todo programa
quando executado utiliza-se dessa memória. Como essa memória é
volátil, somente
manterá dados enquanto o computador estiver ligado. Quando o
computador for
desligado ou houver interrupção do fornecimento de energia elétrica, a
informação
contida nessa memória será perdida.
Memória ROM - é a
memória somente de leitura, contendo uma biblioteca básica
para
funcionamento do computador, esta não pode ser alterada pelo usuário e não é
volátil, ou
seja, não depende de energia elétrica para manter seus dados. Seu
conteúdo é
gravado pelo próprio fabricante.
4) Saída: um dispositivo de saída
permite que o computador se
comunique com você. Esses dispositivos exibem informações na
tela, criam cópias impressas ou geram som.
comunique com você. Esses dispositivos exibem informações na
tela, criam cópias impressas ou geram som.
São divididos em:
Periféricos
de ENTRADA - são os responsáveis pela transmissão
de dados do meio
externo a CPU.
Podemos destacar como unidades de entrada de dados: teclado;
leitura óptica;
discos
magnéticos; fitas magnéticas; discos ópticos (CD ROM); scanner; mouse, etc.
Periféricos de
SAÍDA -
são os responsáveis pela transmissão da CPU para o meio
externo. Podemos citar alguns: impressora;
vídeo; plotter; discos magnéticos; fitas
magnéticas,
Software
& hardware
Software
Software é uma sequência de instruções
escritas para serem interpretadas por um computador com o objectivo de
executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o
funcionamento de um computador. ou seja é a parte logica do
computador.
Exemplos:
Software de sistema e
software de aplicativo
Hardware
Hardware é a parte
física de um computador, é formado pelos componentes electrónicos,
como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e
qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o
que computador funcione. É a parte física do computador.
Tipos de software
1.software
de sistema
Software de sistema é aquele
indispensável para o funcionamento do computador (Windows, Linux, Mac OS)
.
2.software de aplicação
Software de aplicação é aquele que o
utilizador instala. Serve para trabalhar, entretenimento ou para o correcto
funcionamento do hardware(Microsoft Office, Windows Media Player)
Redes de
computadores e sua importância
Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos
processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos, interligados
por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores e outros dispositivos
interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e
lógicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails),entre outros.
O objectivo das redes de computadores é permitir a troca de dados entre computadores e a
partilha de recursos de hardware e software.
Vírus
Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo
desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz
cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se
de diversos meios.
Tipos de vírus
Vírus de boot
Um dos primeiros tipos de vírus conhecido, o vírus
de boot infecta a parte de inicialização do sistema
operacional. Assim, ele é activado quando
o disco rígido é ligado e o Sistema Operacional é carregado.
vírus do tipo
bomba relógio
Os vírus do tipo
"bomba-relógio" são programados para se activarem em determinados
momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado
sistema, o vírus somente se tornará activo e causará algum tipo de dano no dia
ou momento previamente definido.
Cavalos de tróia (trojan)
Certos vírus trazem em seu
bojo um código a parte, que permite a um estranho acessar o micro infectado ou
colectar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o
usuário. Estes códigos são denominados de Trojans ou Cavalos
de Tróia
vírus de macro
Os vírus de macro (ou macro vírus)
vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros
arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele
contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.
Vírus
de macro são parecidos com outros vírus em
vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este
código se "reproduz", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros
vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou
fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.
Programas
de antivírus
Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir,
detectar e eliminar vírus de computadores. Antivírus ou software
antivírus (muitas vezes abreviado como AV), também conhecido como software
anti-malware, é um software de computador usado para prevenir, detectar e
remover software malicioso.
Historial
dos sistemas operativos
Um
dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS,
desenvolvido no MIT. Após o CTSS, o MIT,
os laboratórios
Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics, cujo objectivo era suportar centenas de usuários.
Apesar do fracasso comercial, o Multics serviu como base para o estudo e
desenvolvimento de sistemas operacionais. Um dos desenvolvedores do Multics,
que trabalhava para a Bell, Ken Thompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos
ambicioso, criando o Unics (em 1969), que mais tarde passou a chamar-se Unix.
Os sistemas operacionais eram geralmente programados em assembly,
até mesmo o Unix em seu início. Então, Dennis Ritchie (também da Bell) criou a linguagem C a partir da linguagem B, que havia sido criada por Thompson. Finalmente,
Thompson e Ritchie reescreveram o Unix em C. O Unix criou um ecossistema de
versões, onde destacam-se: System V e derivados (HP-UX, AIX); família BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, etc.), Linux e até o Mac OS X (que deriva do Mach e FreeBSD).
Na década de
1970, quando começaram a aparecer os computadores
pessoais, houve a necessidade de um
sistema operacional de utilização mais fácil. Em 1980, William (Bill) Gates e seu colega de faculdade, Paul Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick
and Dirty Operating System") de Tim Paterson por $50.000, baptizam-no de DOS (Disk
Operating System) e vendem licenças à IBM. O DOS vendeu muitas
cópias, como o sistema operacional padrão para os computadores pessoais desenvolvidos pela IBM. IBM e
Microsoft fariam, ainda, uma parceria para o desenvolvimento de um sistema
operacional multitarefa chamado OS/2. Após o fim da breve
parceria a IBM seguiu sozinha no desenvolvimento do OS/2.
No
começo da década de 1990, um estudante de computação finlandês postou um
comentário numa lista de discussão da Usenet dizendo que estava desenvolvendo
um núcleo de sistema operacional e perguntou se alguém gostaria de auxiliá-lo
na tarefa. Este estudante chamava-se Linus Torvalds e o primeiro passo em direcção ao tão
conhecido Linux foi dado naquele momento.
Introdução
Há milhares de anos o homem já buscava formas
de armazenar, processar e recuperar informações. Antes de existirem os
computadores, muitos dispositivos já haviam sido criados, cada nova descoberta
ou invenção teve um grande impacto para aquilo que e o computador nos dias de
hoje. O computador que se desenvolveu ao
longo do tempo conforme as necessidades
do homem e hoje tornou se uma ferramenta indispensável para o homem no
que concerne a utilização das suas aplicações.
O trabalho que
iremos apresentar tem como tema o computador, desde a sua definição,
componentes, suas aplicações bem como a sua importância. Ao longo do tempo, a
quantidade de dados aumentou significativamente e exigiu equipamentos modernos
com maior velocidade e capacidade de processamento.
Dicas e recomendações
Algumas dicas
para lidar com seu computador
1 – Quando
você receber uma mensagem de erro durante o boot (processo de
inicialização da
máquina), cheque primeiro os motivos mais triviais: contactos mal
feitos,
conectores mal encaixados ou algum componente desligado.
2 – Se ao
ligar o computador à tela permanecer apagada, verifique em primeiro lugar
se a força do
monitor está ligada. Fique atento para os bips emitidos por seu
computador. Eles
indicam que há alguma coisa errada.
3 –Cuidado
ao fazer alterações nas configurações do programa de Setup da máquina.
Se você não
tiver conhecimentos suficientes para isto, pode fazer com que seu
computador pare
de funcionar.
4 –
Somente altere as configurações do arquivo de troca usado como memória virtual
se isto for
realmente necessário e mais uma vez, se você tiver conhecimentos para
fazer isto. O
melhor mesmo é deixar que o sistema operacional defina estas
configurações.
5 – É
importante você estar sempre preparado para eventuais problemas e ter a mão
um disquete de
boot. Este disquete contém arquivos necessários para a carga inicial do
sistema
operacional. Assim, se algo der errado durante o boot do disco rígido, você
ainda poderá
inicializar a máquina e ter chances de descobrir o que está acontecendo.
6- Se o seu
computador tem garantia e você ainda está com esta garantia disponível,
chame o técnico.
Por mais que você saiba, é sempre bem melhor ter um profissional
lidando com a
sua máquina
7 - Os
manuais dos computadores geralmente trazem dicas importantes sobre os
problemas mais
comuns que podem ocorrer.
8-Para
evitar a electricidade estática, use um aterrador que é uma pulseira de metal
com um fio e um
mordedor na extremidade. Ligue o mordedor a uma superfície de
metal e, pronto,
você estará aterrado.
9- Em
caso de dúvida, troque o computador de tomada. Ás vezes o defeito pude estar
na rede
eléctrica de sua casa
10- Ao
transportar seu computador, faça-o com muito cuidado. Batidas e esbarrões
bruscos
danificam o disco rígido.
11 - Caso
tenha dúvida sobre os encaixes dos cabos, não arrisque. Um cabo plugado
em local errado
pode queimar partes do computador.
12 - ()s
cabos de força são padronizados em muitos aparelhos electrónicos. Se achar
que algum deles
está com um fio partido, procure outro pela casa. Ou, então, troque o
do computador
com o da impressora.
13 - No
caso de alguma dúvida, qualquer que seja, não mexa. É preferível gastar algum
dinheiro chamando um técnico do que gastar muito dinheiro substituindo peças.
Indice
C
O computador é uma maquina capaz de
receber, produzir informações de forma automática, com
grande rapidez e preciso. A evolução dos sistemas de computadores teve seu
inicio no séc. XVI, mas estes somente
mostraram-se uteis nestes seculos e a sus vulgarização se deu graças a recente
revolução na microelectrónica.
Através deste trabalho foi possível
analisar o desenvolvimento da tecnologia da informação através do tempo, desde
os primeiros computadores as válvulas ate os modernos digitais multiprocessadores.
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