Pular para o conteúdo principal

Tempo

Funcionamento de um computador e as funções de cada componente

O funcionamento do computador se baseia em quatro etapas:

1) Entrada: um dispositivo de entrada permite que você se
comunique com o computador. Você pode usar os dispositivos
de entrada pra inserir informações e enviar comandos.

2) Processamento: A unidade central de processamento, ou
CPU é o principal chip de um computador. A CPU processa
instruções, realiza cálculos e gerencia o fluxo de informações
através do sistema de computador. A CPU se comunica com os
dispositivos de entrada, saída e armazenamento, a fim de
executar tarefas.
A CPU é o cérebro do computador. É o circuito electrónico responsável pela computação. A CPU faz parte de um microprocessador, um chip interno da placa mãe
que controla todas as instruções executadas.

3) Entrada e Saída ou Armazenamento: um dispositivo de
armazenamento, lé e grava informações. O computador usa
essas informações para executar tarefas.

Memória (RAM e ROM)
Qualquer meio físico capaz de armazenar informações e permitir sua posterior
recuperação chama -se memória.
Num microcomputador há dois tipos de memória: principal e auxiliar.
A memória principal é interna, instalada na placa mãe e é ainda classificada em outros
dois tipos: memória RAM e memória ROM


Memória RAM - é uma memória de acesso aleatório, ou seja, permite acessar
qualquer parte da memória a qualquer instante. Ela é volátil, e é usada pelo usuário
para desenvolver seus trabalhos. Por este motivo, também têm o nome de memória de
trabalho.
Todo programa quando executado utiliza-se dessa memória. Como essa memória é
volátil, somente manterá dados enquanto o computador estiver ligado. Quando o
computador for desligado ou houver interrupção do fornecimento de energia elétrica, a
informação contida nessa memória será perdida.

Memória ROM - é a memória somente de leitura, contendo uma biblioteca básica
para funcionamento do computador, esta não pode ser alterada pelo usuário e não é
volátil, ou seja, não depende de energia elétrica para manter seus dados. Seu
conteúdo é gravado pelo próprio fabricante.
4) Saída: um dispositivo de saída permite que o computador se
comunique com você. Esses dispositivos exibem informações na
tela, criam cópias impressas ou geram som.
São divididos em:

Periféricos de ENTRADA - são os responsáveis pela transmissão de dados do meio
externo a CPU.
Podemos destacar como unidades de entrada de dados: teclado; leitura óptica;
discos magnéticos; fitas magnéticas; discos ópticos (CD ROM); scanner; mouse, etc.

Periféricos de SAÍDA - são os responsáveis pela transmissão da CPU para o meio
externo. Podemos citar alguns: impressora; vídeo; plotter; discos magnéticos; fitas

magnéticas,


Comentários

PRODUCTO

" alt="Jamal Chicken" style="width:100%; max-width:300px; border-radius:10px;" />

Postagens mais visitadas deste blog

Os Campeões Mundiais de Xadrez

Todos os Campeões Mundiais de Xadrez Todos os Campeões Mundiais de Xadrez O Campeonato Mundial de Xadrez é uma competição histórica que começou oficialmente em 1886. Desde então, diversos jogadores lendários conquistaram o título, deixando suas marcas na história deste fascinante esporte. Conheça todos os campeões mundiais a seguir! Campeões Mundiais Clássicos (1886–1946) 1. Wilhelm Steinitz (1886–1894) Steinitz foi o primeiro campeão mundial oficial, vencendo Johannes Zukertort. Ele revolucionou o xadrez com suas ideias posicionais. 2. Emanuel Lasker (1894–1921) Detentor do título por 27 anos, Lasker foi conhecido por sua abordagem psicológica e resiliência. 3. José Raúl Capablanca (1921–1927) Capablanca, o "Mozart do xadrez", era famoso por seu estilo claro e quase perfeito. 4. Alexander Alekhine (1927–1935, 1937–1946) Alekhine foi o primeiro campeão mundial russo e destacou-se po...

Xadrez - Um Jogo Universal Xadrez

Xadrez - Um Jogo Universal Xadrez - Um Jogo Universal As Bases do Xadrez O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos e estratégicos do mundo. Ele é jogado em um tabuleiro de 64 casas, com 32 peças divididas igualmente entre os jogadores (brancas e pretas). Cada tipo de peça — peões, torres, cavalos, bispos, rainha e rei — tem movimentos específicos, e o objetivo final é dar xeque-mate no rei adversário. Alguns conceitos fundamentais para aprender no xadrez incluem o valor relativo das peças, o controle do centro do tabuleiro, a segurança do rei (geralmente alcançada com o roque) e o desenvolvimento das peças no início do jogo. O Xadrez no Mundo O xadrez transcendeu fronteiras e culturas, sendo jogado em praticamente todos os países. Ele originou-se na Índia, como o jogo "chaturanga", e foi gradualmente adaptado em várias culturas até alcançar as regras modernas no sécu...