Pular para o conteúdo principal

Tempo

Desvios no processo decisório


Vieses na tomada de decisão: desvios no processo decisório 

Na tomada de decis o existem vieses e perturbações que impedem o decisor de maximizar os recursos.Mesmo o treinamento cientifico não impede que esses vieses distorçam o julgamento do decisor.


Alguns vieses comuns

v  Lembrança fácil: Quanto mais a pessoa se lembra de um acontecimento, ele acredita que ocorrera. A proximidade de tempo da ocorrência como o vigor de um acontecimento, podem distorcer o julgamento. Um exemplo pratico seria de um viajante que escolhe voar com uma certa companhia (linhas aerias)porque o nome lhe parece familiar; mais tarde constata-se que ele lembra desse nome porque, o nome dessa companhia aparece sempre na televisão, por causa dos frequentes acidentes de aviação.

v  Procura fácil: A forma de procurar das pessoas baseiam-se nas suposições que temos sobre como o mundo é organizado. Assim um estudante da UDM, pode dirigir-se a contabilidade (UDM), para ter informação sobre condições de pagamentos. Se a competência especializada naquela área estiver em  outro lugar da UDM, ele não tera a informação. O Cadillac cimarron, um carro compacto foi um fracasso de vendas, porque os compradores potencias de carros pequenos não associavam modelos compactos ao nome Cadillac

v  Insensibilidade á probabilidade anterior:

v  Insensibilidade ao tamanho da amostra: Geralmente as pessoas tendem a subestimar o tamanho da amostra quando avaliam informações. Em estatística, quanto menor for a amostra, mais provável será que ela se afaste da mediana. Muitos consumidores são constantemente enganados com informações como: “Quatro em cada cinco dentistas pesquisados recomendam goma de mascar sem açúcar para os seus pacientes que gostam de mascar chicletes”. A informação não tem valor se não soubermos quantos dentistas participaram da pesquisa. Como quem diz que 80% dos estudantes teve boas notas num teste; essa informação não será útil se não soubermos quantos estudantes são.

v  Conceituação errada do acaso: A maior parte das pessoas não compreende os acontecimentos aleatórios. Geralmente relacionamos os acontecimentos aleatórios; considerando-os conectados. O exemplo de um individuo que lança 15 vezes uma moeda, das 15 vezes: 13 aparece cara e 2 aparece coroa, estão ele concluí que existe maior probabilidade de aparecer cara que coroa. Ele não entende que cada evento é independente.

v  Ajuste insuficiente : As vezes os decisores chegam decisão final ajustando algum valor inicial para adequá-lo a uma situação especifica. O exemplo dos salários que são calculados através dos rendimentos do ano anterior mais um aumento. Ainda que o valor do salário anterior possa não reflectir o valor real de um empregado, ele irá gerar um viés para o salario deste ano.

v  Excesso de confiança:


v  Armadilha da confirmação: Geralmente as pessoas não tentam desacreditar as suas decisões; ao contrario elas tendem a procurar evidências a seu favor. essa reação constituí também uma forma de auto-justificação.


Gulamo Jamal; Maputo; 25.04.2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Profissional em Moçambique

Bem-vindo ao nosso guia abrangente sobre a legislação e normativas que regulam o sub-sistema de Educação Profissional em Moçambique. Este artigo detalha as principais leis, decretos e diplomas ministeriais que estruturam e orientam a educação profissional no país. Leis Sistema Nacional de Educação: 1. Lei n.º 4/83 de 23 de Março - Estabelece as bases do Sistema Nacional de Educação em Moçambique, definindo a estrutura e os princípios orientadores. 2. Lei n.º 6/92 de 6 de Maio - Revê e atualiza a legislação anterior, introduzindo modificações significativas para melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação. 3. Lei n.º 18/2018 de 28 de Dezembro - A mais recente atualização que adapta o Sistema Nacional de Educação às novas exigências e realidades do país. Educação Profissional: 1. Lei n.º 23/2014 de 23 de Setembro - Define a estrutura e funcionamento da Educação Profissional, estabelecen

Barcelona Legends já em Maputo

A chegada das lendas do Barcelona foi caracterizada por muita festa no Aeroporto Internacional de Maputo. Muitos moçambicanos acorreram em massa para ver as estrelas, onde se destacavam Simão Sabrosa, Patrick Kluivert, Philip Cocu, entre outros. Dois grupos de dança fizeram a sala para receber as lendas do Barcelona. Kluivert e Giully mostraram-se satisfeitos por poderem fazer a festa com os moçambicanos, sábado, no Zimpeto. Jogadores como Rivaldo, Deco e outros, que usaram o trajecto via Johanesburgo, chegam às 10h00.   Uma hora depois, ou seja, às 11h00,  terá lugar  uma conferência de imprensa conjunta entre os jogadores do Barcelona Legends e  Mambas Legends.

7 Fatos Interessantes Sobre a Geografia da África

A África é um continente vasto e diversificado, repleto de paisagens impressionantes, culturas vibrantes e uma história rica. Prepare-se para descobrir alguns dos aspectos mais fascinantes deste incrível continente. Aqui estão sete fatos que vão te surpreender sobre a geografia da África! 1. O Maior Deserto Quente do Mundo A África abriga o maior deserto quente do mundo, o Sahara. Com uma área de aproximadamente 9,2 milhões de km², ele é quase do tamanho dos Estados Unidos! O Sahara não é apenas uma vasta extensão de areia; também possui montanhas, planaltos rochosos e oásis esparsos. Quem diria que um deserto poderia ser tão diverso? Deserto de Sahara  2. O Rio Mais Longo O rio Nilo, que percorre o nordeste de África, é o rio mais longo do mundo, estendendo-se por cerca de 6.650 km. Ele atravessa 11 países, incluindo Uganda, Sudão e Egipto. As margens do Nilo foram o berço de uma das civilizações mais antigas e influentes da história, o Egito Antigo. Rio Nilo 3. Diversidade de Climas