Pular para o conteúdo principal

Tempo

Díodo





Resumo 
Neste trabalho abordaremos um assunto que decorre ou acontece diariamente nas nossas vidas, nos ajudando nas necessidades do cotidiano. Esse assunto são diodos e transistores. Falando da sua aplicação, constituição e outros.



Díodo
Díodo é um elemento eletrônico composto de cristal semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes materiais durante sua formação, que causa a polarização de cada uma das extremidades.


Funcionamento
 O díodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse o circuito num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de díodo é o díodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de díodo. Díodos são simbolizados em diagramas esquemáticos como na figura abaixo.
                                                

 O termo "díodo" é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1A. Quando colocado em um simples circuito bateria-lâmpada, o díodo permite ou impede corrente através da lâmpada, dependendo da polaridade da tensão aplicada.
O díodo só conduz corrente eléctrica quando a tensão do ânodo for maior que a do catôdo, portanto ele pode funcionar como uma chave de acionamento automático (fechada quando o díodo está diretamente polarizado e aberta quando o díodo está inversamente polarizado).A diferença mais substancial é que, quando diretamente polarizado, há uma queda de tensão no díodo muito maior do que aquela que geralmente se observa em chaves mecânicas (no caso do díodo de silício, 0,7 V). Assim, uma fonte de tensão de 20 V, polarizando diretamente um díodo em série com uma resistência, faz com que haja uma queda de tensão de 19,3 V na resistência, pois 0,7 V ficam no díodo. Na polarização inversa, acontece o seguinte: o díodo faz papel de uma chave aberta, já que não circula corrente, não haverá tensão no resistor, a tensão fica toda retida no díodo, ou seja, nos terminais do díodo há uma tensão de 20 V.
 Quando colocado em um simples circuito bateria-lâmpada, o díodo permite ou impede corrente através da lâmpada, dependendo da polaridade da tensão aplicada.




Aplicações
Proteger equipamentos e circuitos (se montamos mal a fonte o díodo não deixa a corrente circular);
● Protege circuitos contra a força contraelectromotriz;
● Transformar a corrente alternada (CA) em corrente (CC);
● Alguns díodos especiais, chamados LEDs são capazes de emitir luz;
● Forçar queda de tensão;


Transístor
E um componente semiconductor de três regiões semicondutoras, podendo essas regiões serem duas negativas e uma positiva ou duas positivas e uma negativa. O transístor surge da necessidade de se ter um componente que use a corrente para controlar a sua resistência mas que, ao contrário do díodo, não possua apenas dois valores de resistências (alta a baixa), mas que também tenha valores intermediários.


Tipos
Existem basicamente dois tipos de transístores que são os unipolares e bipolares.

Os unipolares subdividem-se em FET e UJT (já caíram em desuso). Os FET são também subdivididos em J-FET e MOS-FET, mas esse tipo de transístores são pouco usados no mercado pelo que falaremos mais dos bipolares.

Os bipolares são os mas usados na atualidade e são também conhecidos como BJT/TJB (transístor de junção bipolar). Recebem este nome porque em seu funcionamento participam dois tipos de portadores com cargas opostas, e constituído por 3 cristais de material semicondutor de modo a formar uma junção positiva e negativa (“P-N”).






Aplicações
Os transístores são aplicados em chaves electrónicas, como amplificadores e osciladores.
·       
  Como chaves electrônicas
Usado para processamento de sinais, como o computador (0 para falta de sinal e 1 quando há sinal).
·         Amplificador
Os transistores sao aplicados como amplificadores pois ao se injetar uma pequena corrente na base se obtém uma alta tensão de saída
Mais usado para amplificar sinais de som, televisão, radio, etc.
·         Oscilador
Usado em sistema como de contagem de tempo.

Polarização




























Considerações finais 
Díodos são compostos de dois matérias semicondutores, por esse motivo ele permite ou impede a passagem de corrente elétrica dependendo da tensão aplicada no circuito e dependendo do sentido em que é instalado, conduzindo apenas tensões acima de 0,6 a 0,7V.
Como é um componente que só conduz corrente em um sentido, é geralmente utilizado como retificador para corrente alternada.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Profissional em Moçambique

Bem-vindo ao nosso guia abrangente sobre a legislação e normativas que regulam o sub-sistema de Educação Profissional em Moçambique. Este artigo detalha as principais leis, decretos e diplomas ministeriais que estruturam e orientam a educação profissional no país. Leis Sistema Nacional de Educação: 1. Lei n.º 4/83 de 23 de Março - Estabelece as bases do Sistema Nacional de Educação em Moçambique, definindo a estrutura e os princípios orientadores. 2. Lei n.º 6/92 de 6 de Maio - Revê e atualiza a legislação anterior, introduzindo modificações significativas para melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação. 3. Lei n.º 18/2018 de 28 de Dezembro - A mais recente atualização que adapta o Sistema Nacional de Educação às novas exigências e realidades do país. Educação Profissional: 1. Lei n.º 23/2014 de 23 de Setembro - Define a estrutura e funcionamento da Educação Profissional, estabelecen

Barcelona Legends já em Maputo

A chegada das lendas do Barcelona foi caracterizada por muita festa no Aeroporto Internacional de Maputo. Muitos moçambicanos acorreram em massa para ver as estrelas, onde se destacavam Simão Sabrosa, Patrick Kluivert, Philip Cocu, entre outros. Dois grupos de dança fizeram a sala para receber as lendas do Barcelona. Kluivert e Giully mostraram-se satisfeitos por poderem fazer a festa com os moçambicanos, sábado, no Zimpeto. Jogadores como Rivaldo, Deco e outros, que usaram o trajecto via Johanesburgo, chegam às 10h00.   Uma hora depois, ou seja, às 11h00,  terá lugar  uma conferência de imprensa conjunta entre os jogadores do Barcelona Legends e  Mambas Legends.

7 Fatos Interessantes Sobre a Geografia da África

A África é um continente vasto e diversificado, repleto de paisagens impressionantes, culturas vibrantes e uma história rica. Prepare-se para descobrir alguns dos aspectos mais fascinantes deste incrível continente. Aqui estão sete fatos que vão te surpreender sobre a geografia da África! 1. O Maior Deserto Quente do Mundo A África abriga o maior deserto quente do mundo, o Sahara. Com uma área de aproximadamente 9,2 milhões de km², ele é quase do tamanho dos Estados Unidos! O Sahara não é apenas uma vasta extensão de areia; também possui montanhas, planaltos rochosos e oásis esparsos. Quem diria que um deserto poderia ser tão diverso? Deserto de Sahara  2. O Rio Mais Longo O rio Nilo, que percorre o nordeste de África, é o rio mais longo do mundo, estendendo-se por cerca de 6.650 km. Ele atravessa 11 países, incluindo Uganda, Sudão e Egipto. As margens do Nilo foram o berço de uma das civilizações mais antigas e influentes da história, o Egito Antigo. Rio Nilo 3. Diversidade de Climas