Pular para o conteúdo principal

Tempo

Reaproveitamento dos finos de carvão vegetal

Brevemito (Gj). 21.10.2017

Reaproveitamento dos finos de carvão vegetal através de briquetes


Extracto  

Tudo aquilo que conhecemos sempre necessitou de Energia para existir, e o homem não foge a regra. Com o crescimento e desenvolvimento populacional, a demanda pelos recursos energéticos cresce, consequentemente o homem sente a necessidade de pensar em técnicas que possibilitem a produção de energia, reaproveitando recursos que por alguma razão já foram descartados ou considerados lixo degradantes ao ambiente.

Uma das fontes de energia é a biomassa vegetal, que alem de prover energia, também liberta oxigênio, e sequestra carbono, serve de alimento para organismos animais e outros, o que possibilita o equilíbrio no planeta. Esse reaproveitamento geralmente é feito por meio da compactação da biomassa.
Dos resíduos vegetais usados na produção de energia por meio da compactação destacam-se; o bagaço de cana-de-açúcar, os resíduos de madeira, e os resíduos do carvão vegetal. Em Moçambique cerca de 80% da população usa o carvão vegetal como combustível para actividades domesticas. (Chavana, 2014).
 .
Apesar de ser um bom combustível, o carvão vegetal tem certas características que são desfavoráveis, como a baixa densidade, desuniformidade granulométrica, friabilidade, (Paulo J. Prudente de fontes, 1998).

O carvão gera no processo de produção, transporte, armazenamento e manuseio uma quantidade elevada de finos, o que cria perdas. Esses finos podem ser aproveitados através do processo de briquetagem.
A briquetagem é uma técnica na qual a biomassa é prensada formando blocos de tamanhos definidos, chamados briquetes. Geralmente os briquetes são cilíndricos. A cada  de briquete contem cerca de 5 vezes mais energia que  de resíduos, pois proporciona uma estrutura favorável à queima, (CARVALHO; BRINCK, 2004).


Brevemito (Gj). 21.10.2017


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação Profissional em Moçambique

Bem-vindo ao nosso guia abrangente sobre a legislação e normativas que regulam o sub-sistema de Educação Profissional em Moçambique. Este artigo detalha as principais leis, decretos e diplomas ministeriais que estruturam e orientam a educação profissional no país. Leis Sistema Nacional de Educação: 1. Lei n.º 4/83 de 23 de Março - Estabelece as bases do Sistema Nacional de Educação em Moçambique, definindo a estrutura e os princípios orientadores. 2. Lei n.º 6/92 de 6 de Maio - Revê e atualiza a legislação anterior, introduzindo modificações significativas para melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação. 3. Lei n.º 18/2018 de 28 de Dezembro - A mais recente atualização que adapta o Sistema Nacional de Educação às novas exigências e realidades do país. Educação Profissional: 1. Lei n.º 23/2014 de 23 de Setembro - Define a estrutura e funcionamento da Educação Profissional, estabelecen

Barcelona Legends já em Maputo

A chegada das lendas do Barcelona foi caracterizada por muita festa no Aeroporto Internacional de Maputo. Muitos moçambicanos acorreram em massa para ver as estrelas, onde se destacavam Simão Sabrosa, Patrick Kluivert, Philip Cocu, entre outros. Dois grupos de dança fizeram a sala para receber as lendas do Barcelona. Kluivert e Giully mostraram-se satisfeitos por poderem fazer a festa com os moçambicanos, sábado, no Zimpeto. Jogadores como Rivaldo, Deco e outros, que usaram o trajecto via Johanesburgo, chegam às 10h00.   Uma hora depois, ou seja, às 11h00,  terá lugar  uma conferência de imprensa conjunta entre os jogadores do Barcelona Legends e  Mambas Legends.

7 Fatos Interessantes Sobre a Geografia da África

A África é um continente vasto e diversificado, repleto de paisagens impressionantes, culturas vibrantes e uma história rica. Prepare-se para descobrir alguns dos aspectos mais fascinantes deste incrível continente. Aqui estão sete fatos que vão te surpreender sobre a geografia da África! 1. O Maior Deserto Quente do Mundo A África abriga o maior deserto quente do mundo, o Sahara. Com uma área de aproximadamente 9,2 milhões de km², ele é quase do tamanho dos Estados Unidos! O Sahara não é apenas uma vasta extensão de areia; também possui montanhas, planaltos rochosos e oásis esparsos. Quem diria que um deserto poderia ser tão diverso? Deserto de Sahara  2. O Rio Mais Longo O rio Nilo, que percorre o nordeste de África, é o rio mais longo do mundo, estendendo-se por cerca de 6.650 km. Ele atravessa 11 países, incluindo Uganda, Sudão e Egipto. As margens do Nilo foram o berço de uma das civilizações mais antigas e influentes da história, o Egito Antigo. Rio Nilo 3. Diversidade de Climas