A comunidade médico-dentária avisa com frequência do quão importante é manter uma boa saúde oral para ter uma ‘saúde de ferro’. Mas sabe o que é que a saúde dos seus dentes lhe podem dizer sobre o estado do seu organismo e da sua saúde? Aparentemente, mais do que pensa!
Um artigo recentemente publicado pelo International Business Times indica que para além de ser a primeira coisa em que a maioria das pessoas repara quando conhece alguém, o ‘sorriso’ oferece também várias pistas acerca do estado de saúde de um paciente.
A saúde óssea, por exemplo, é frequentemente é uma das mais afetadas por uma má saúde oral, nomeadamente a mandíbula, cuja erosão muitas vezes se manifesta em perda dentária e dor.
O estado da saúde mental, por outro lado, também se pode manifestar em problemas dentários e orais. O bruxismo é um desses casos, estando associado a determinados estados mentais e características de personalidade. De acordo com vários estudos, as pessoas que sofrem da patologia tendem a ser mais agressivas, competitivas e, sobretudo, mais ansiosas, com 70% das pessoas que padecem de bruxismo a sofrerem também de stress e problemas de ansiedade.
A publicação refere ainda que o estado da saúde oral pode permitir avaliar o risco de desenvolvimento de demência. Perda dentária antes dos 35 anos pode ser considerada um fator de risco para a doença de Alzheimer.
Comentários
Postar um comentário